quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Grupo Improvise em São Roque









Desde 2009, eu, Dani Ribas, faço parte do Grupo Improvise.

Em Maio de 2010, por ocasião do 17o. Congresso Brasileiro de Psicodrama e 1o. Interamericano de Psicoterapia de Grupo e Processos Grupais, pude produzir uma intervenção do Grupo Improvise na cidade de São Roque, a 60km de São Paulo.

O Grupo Improvise é especializado em Teatro de Reprise, método inspirado no Playback Theatre, um tipo de arte teatral baseado na espontaneidade que recria a vida no palco.

O Teatro de Reprise é um espetáculo teatral interativo, com muito senso de humor, improviso e profissionalismo, que conta com a participação voluntária da platéia.
Trata-se de um método de intervenção em grupos. Recebeu grande influência dos fundamentos do Psicodrama, principalmente o da busca pela espontaneidade através da ação dramática.
Uma equipe multidisciplinar formada por atores, músicos e diretor realiza, com o auxílio espontâneo da platéia, uma intervenção com qualidades estéticas de sofisticada resolução cênica. O diretor convida voluntários, chamados de narradores, que relatam cenas passadas de suas vidas, as quais são cantadas pelos músicos e teatralizadas por um elenco preparado de atores.
É uma forma inovadora e versátil de improvisação teatral, sem texto prévio ou ensaiado. Adotada em muitos países como recurso pedagógico em empresas, escolas, instituições, pois proporciona às pessoas e grupos oportunidades de ampliar seus canais de percepção sobre as situações do cotidiano. Sendo também um excelente instrumento para o desenvolvimento pessoal.


E se fosse possível reviver esses momentos? E se a gente pudesse assistir ao que viveu tal qual um espectador assiste a uma peça de teatro?


 
congresso


Este  foi o primeiro congresso "processual" de que se tem notícia, pois envolveu discussões pela internet antes mesmo da realização do encontro "físico" entre 03 e 07 de setembro de 2010. A idéia era a de que as "trupes" inscritas no Congresso fizessem intervenções artísticas nos mais diversos lugares antes do encontro "físico", e após as intervenções, os congressistas pudessem já ir trocando experiências pela internet sobre suas práticas.




Grupo Improvise participou desse Congresso com a intervenção "Tempo para o Tempo", dirigida por Rosane Rodrigues (produção Dani Ribas),  realizada em São Roque-SP em 01/05/2010.



EQUIPE (dessa intervenção)
Direção: Rosane Rodrigues
Elenco: Eduardo Coutinho, Gisele Scudelio Jorgetti, Beatriz Petrilli, Luciana Souza, Zé Luiz Galileo
Produção: Dani Ribas



Veja as fotos:



Da esquerda para direita: Música: Dani Ribas (zabumba), Branca Brener (violão); Elenco: Edu Coutinho, Beatriz Petrilli (abaixada), Gisele Jorgetti (ao fundo), Luciana Souza




Direção: Rosane Rodrigues




Eduardo Coutinho e Beatriz Petrilli




Beatriz Petrilli




Sem as perucas: Eduardo Coutinho, Gisele Jorgetti, Beatriz Petrilli, Luciana Souza



Para ver todas as fotos dessa intervenção do Grupo Improvise, clique aqui.



Dani Ribas e Branca Brener




Gisele Jorgetti e o público




Gisele Jorgetti e Luciana Souza




Dani Ribas




Dani Ribas e Branca Brener



Se quiser entrar em contato com o Grupo Improviseclique aqui.
Ou mande um e-mail para: contato@grupoimprovise.com.br

A próxima apresentação do Grupo Improvise será no CCSP (Centro Cultural São Paulo), no dia 23/10/2010 às 10:30h, na Sala Adoniran Barbosa. Essa apresentação faz parte da programação do Psicodrama Público oferecido pelo CCSP, sob coordenação de Cida Davoli.

Para ver como chegar ao CCSP, clique aqui.

Desde 2003, o CCSP-Centro Cultural São Paulo oferece todos os Sábados às 10:30h na Sala Adoniran Barbosa sessões abertas de psicodrama com o objetivo de criar espaços públicos que possam acolher diferentes subjetividades, onde seja possível a troca de idéias, valores e experiências de vida através da construção coletiva de histórias dramatizadas. Nesses encontros os participantes podem experimentar ser ator e autor de suas próprias histórias, com sentidos individuais e coletivos. Como é o habitual, não há tema ou "script" pré-fixado. Com responsabilidade e preocupação ética, e muita criatividade coletiva e espontaneidade, o trabalho visa colocar no palco questões trazidas pelas pessoas presentes, como situações institucionais, grupais, familiares, da cidade e de seus moradores, vividas em nosso dia-a-dia. Não há necessidade de inscrição. Informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa - tel. 3397-4037.

Para ver os relatos de sessões anteriores do Psicodrama Público no CCSP, clique aqui.

2 comentários:

  1. Dani,
    Parabéns pelo blog.Está ótimo!!!
    Grande beijo, Gisele Jorgetti

    ResponderExcluir
  2. Que gostoso reviver esta intervenção! :)
    Obrigada Dani.
    Beijos

    ResponderExcluir